Japamala

Japamala (Japa = repetição, Mala = cordão ou colar) é um objeto antigo de devoção espiritual, conhecido também como rosário de orações no ocidente, sendo utilizado para ajudar nas orações como marcador. Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas, de acordo com a cultura ou religião.


Japa é uma palavra em sânscrito que vem da raiz verbal “jap”, que significa murmurar, sussurrar. É a prática feita pelos Yoguis na repetição em um tom de murmúrio de mantras, passagens das escrituras sagradas ou nome de alguma divindade.
A repetição desse mantra vira uma corrente de energia.
Mala significa cordão de contas, neste caso formando duas correntes: o japa – espiritual e o mala – material. Neste caso as energias espirituais invocadas “japa” energizam o “mala”.
O Japamala contém 108 contas ou múltiplos de 108. Chegar ao “meru”, conta central do mala, mostra que você fez o seu “japa” 108 vezes.
Completar esse circuito de mantras é um passo a mais no caminho da elevação espiritual. Cada volta realizada no “mala” é um degrau na escada para união com éter divino.